Projeto Político-Pedagógico

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

VISÃO EDUCACIONAL E PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Nossos fundamentos epistemológicos se baseiam nas variadas visões de mundo, da sociedade e do conhecimento de grandes teóricos da educação. Segundo Hannah Arendt, a Educação deve oferecer às nossas crianças a oportunidade de empreender coisas novas e prepara-las com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum. E Jean Piaget afirma que a principal meta da Educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, homens que sejam criadores, inventores e descobridores. E que ao mesmo tempo, a Educação possa formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que a elas se propõe.

E ao lado do aspecto do desenvolvimento mental, trazemos o pensamento do mestre Celso Antunes, sobre o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças e jovens: “ O desenvolvimento do potencial humano precisa da solidariedade e da empatia de uma mão amiga, de um olhar afetuoso, de uma mensagem de esperança… não existe missão mais linda, desafio mais admirável do que fazer uma criança crescer, de forma ilimitada, para desabrochar em todos os seus limites. Por isso, a construção do afeto não pode esperar”.

A nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) enfatiza a educação emocional, através de práticas pedagógicas que possibilitem ao aluno o autoconhecer-se para autocuidar-se.

Com estes pressupostos, nossa prática didática e pedagógica constantes do nosso Projeto Pedagógico trabalhará os seguintes valores:

… e deverá propiciar aos nossos alunos todas as ferramentas intelectuais, emocionais, éticas e sociais para que:

METODOLOGIA

Metodologia própria, numa linha pedagógica progressista, com aproveitamento de práticas pedagógicas tradicionais eficientes e técnicas mais atuais de contextualização, interatividade e projetos interdisciplinares e participação efetiva e protagonismo do aluno no seu processo de aprendizagem. Ênfase no ensino da Língua Portuguesa nos aspectos da leitura, interpretação de texto e produção de texto. A gramática quase sempre é contextualizada, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A Matemática é intensamente trabalhada, com ênfase no desenvolvimento do raciocínio lógico.

A tarefa de casa é de suma importância no sentido de atuar como reforço da aprendizagem, criação de hábito de estudo e desenvolvimento de responsabilidade e autonomia.

RECURSOS PEDAGÓGICOS

Pedagogia de Projetos    –  Filosofia: Educação para o Pensar  –   Lousas Digitais  –

Robótica  –  Arte  –  Música  –  Esportes e Psicomotricidade  –  Teatro  –  Dança

Oficina de Finanças  –  JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Sebrae)

Estudos de Desenvolvimento da Inteligência Emocional  –  OBA e OBM

Olimpíada Brasileira de Astronomia – Olimpíada Brasileira de Matemática

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O nosso aluno é o centro do nosso trabalho educativo.